Notícias

5 de julho de 2019Festa dos Santos Mártires de Cunhaú inicia dia 7

Capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú (Foto: Cacilda Medeiros)

No período de 7 a 16 de julho, será celebrada a festa em honra aos Santos Mártires de Cunhaú. De 7 a 15, haverá o novenário, no Santuário Chama de Amor, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama. No dia 13, à tarde, acontecerá mais uma edição do Martfest, pelas ruas da cidade. A programação será encerrada no dia 16, data em que são lembrados os 374 anos do martírio de Cunhaú. Nesse dia, a partir das 14h30, em frente à capela de Nossa Senhora das Candeias, acontecerá show animado pela Banda Missionário Shalom e, às 17h, missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

O martírio de Cunhaú aconteceu em 16 de julho de 1645, quando o Padre André de Soveral e cerca de 70 fiéis foram cruelmente mortos por soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical, presidida pelo Padre André de Soveral, na capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú. Por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé, por causa da intolerância calvinista dos invasores. Três meses depois, outro massacre ocorreu na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

A beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil, aconteceu em 5 de março de 2000, pelo Papa João Paulo II, e a canonização aconteceu em 15 de outubro de 2017, pelo Papa Francisco. As duas celebrações foram realizadas na Praça de São Pedro, na presença de milhares de fiéis.

Conteúdo relacionado

Deixe o seu comentário

Voltar

Comunidade Católica - Maria Mater Familiae
(84) 3222-3458 / 3211-8874
mariamater@mariamater.com.br