Notícias

10 de julho de 2020O dia em que Dom Bosco escreveu uma carta para a Princesa Isabel

Muito legal!

Em 1883, a Congregação Salesiana fundou suas duas primeiras escolas no Brasil, uma em Niterói e outra em São Paulo.

As instituições promoviam a educação, o esporte e a religião, atendendo especialmente jovens de baixa renda e filhos de escravos libertos.

Três anos depois, Dom Bosco, fundador dos Salesianos, sabendo do apoio dado pela Princesa Isabel à iniciativa, decidiu escrever-lhe uma carta de agradecimento.

Confira uma foto da carta original:

Crédito: Arquivo/Congregação Salesiana

A carta diz: “Alteza Imperial, A Divina Providência dispôs que duas casas Salesianas fossem estabelecidas no Império do Brasil. Uma em Niterói e a outra em S. Paulo, ambas destinadas para acolher os orfãozinhos mais pobres e abandonados.

Alguns destes religiosos que voltaram temporariamente a Itália tem falado muito para mim da bondade e da caridade de V. A. Imperial e por isso que recomendo a Senhora e a Sua Majestade o Imperador todos estes meus Salesianos que outra coisa não desejam que ganhar almas para o céu e diminuir o número dos turbulentos.

Estes rezam muito e fazem também rezar os seus alunos para a saúde e prosperidade de toda a sua família e de sua Majestade Imperial o Augusto de Seu Pai.

Que Maria Santíssima proteja esta memorável dinastia para a qual nossos orfãozinhos, em número superior a duzentos mil, suplicam a Deus.

“Eu, pois, faço o augusto dever na Santa Missa de invocar as bênçãos, enquanto com suma gratidão tenho a alta honra de poder humildemente professar-me.

Turim, março 1886. Obrigadíssimo Servidor Sacerdote João Bosco”.

Agora fica a pergunta: o que será que ela respondeu?

[Leia também: 3 fatos que talvez você não conheça sobre Dom Bosco, fundador da Ordem Salesiana]
[Leia também: Conheça a surpreendente história de Dom Bosco e seu anjo da guarda, o lobo Grigio]

Comentários

comentários

Voltar

Comunidade Católica - Maria Mater Familiae
(84) 3222-3458 / 3211-8874
mariamater@mariamater.com.br