Notícias

7 de agosto de 2020Canceladas as procissões do Círio de Nazaré de 2020

As 13 procissões da 228.ª edição do Círio de Nazaré, tradicionalmente realizado no mês de outubro, foram canceladas por causa da pandemia do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Belém, PA.

“Mesmo com muita dor no coração, cabe-me dizer que não poderemos fazer tudo de acordo com nossos costumes e nossa linda tradição! Sabemos que não será possível ter a multidão pelas ruas do jeito que gostamos e é próprio do povo paraense”, disse em pronunciamento o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Novo formato

A programação do Círio de Nazaré de 2020 será, em grande parte, virtual, a fim de evitar aglomerações. Todas as celebrações especiais do mês de outubro poderão ser acompanhadas pela internet e por algumas emissoras católicas de TV. Ficou decidido que este ano os fiéis poderão cumprir suas promessas durante a chamada quadra nazarena, que dura 15 dias. As Missas do segundo fim de semana de outubro serão celebradas com as portas fechadas e transmitidas pela internet. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré ficará exposta na Praça do Santuário, mas será preciso respeitar o distanciamento social. A imagem também será levada aos hospitais de referência para o tratamento da Covid-19.

“Consultamos as autoridades do Estado e do Município, constituímos uma comissão de médicos para nos assessorar, a Diretoria do Círio de Nazaré se debruçou com seriedade, junto com os Bispos, para seguirmos todas as normas vigentes e medidas preventivas necessárias, a fim de que nossa grande festa se realize sem colocar em risco a saúde das pessoas”, explicou o arcebispo.

A programação deste ano será a seguinte:

9 de outubro (sexta):
18h – Missa na Basílica Santuário
19h – Apresentação do manto para o Círio 2020
19h30 – Live Musical

10 de outubro (sábado)
9h30 – pregação conduzida pelo pe. João Paulo Dantas
11h30 – descida da imagem original
17h – missa na capela do Colégio Gentil, com portas fechadas e transmissão
18h – exibição do documentário “Plácido”
18h30 – exibição de documentários com grandes momentos da procissão da Trasladação
19h – live musical, com transmissão da decoração da berlinda
20h30 – queima de fogos, às proximidades da Catedral da Sé
20h45 – benção do Cônego Roberto Cavalli

11 de outubro (domingo)
7h – missa, celebrada por dom Alberto, com transmissão
8h – início da programação televisiva (documentários, entrevistas, imagens de grandes momentos do Círio e sobrevoo da imagem sobre hospitais da cidade)
10h – terço
10h30 – sequência da programação televisiva
11h30 – missa de encerramento do Círio, com transmissão
12h30 – encerramento

História de devoção

O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo. Só no segundo domingo de outubro, na grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a procissão costuma reunir cerca de 2 milhões de pessoas, formando um rio de gente, o que torna inviável a realização das tradicionais procissões (13 ao todo) pela primeira vez em seus 228 anos de história.

Fonte: http://pt.aleteia.org/feed/

Voltar

Comunidade Católica - Maria Mater Familiae
(84) 3222-3458 / 3211-8874
mariamater@mariamater.com.br