Notícias

20 de novembro de 2020Frade nomeado cardeal pediu para não ser ordenado bispo

Frei Raniero Cantalamessa explicou os motivos que o levaram a pedir a dispensa e manifestou que deseja morrer usando o seu hábito franciscano

Frade nomeado cardeal pediu para não ser ordenado bispo: trata-se do frei capuchinho Raniero Cantalamessa, de 86 anos, pregador da Casa Pontifícia. Ele foi escolhido entre os 13 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco neste próximo dia 28 de novembro.

Não é obrigatório ser bispo para ser cardeal, mas é a prática mais comum. Por isso, aqueles que Francisco nomeou para o cardinalato e que ainda não são bispos receberiam a ordem episcopal. O frei Cantalamessa, porém, pediu dispensa dessa ordenação.

“Já que existe essa possibilidade, pedi ao Santo Padre a dispensa da ordenação episcopal. A função do bispo, como diz o título do meu recente livro de exercícios espirituais para bispos, é ser pastor e pescador. Na minha idade, há muito pouco que eu possa fazer como pastor; por outro lado, o que poderia fazer como pescador eu posso continuar fazendo mediante o anúncio da Palavra de Deus”.

O frade manifestou ainda que deseja morrer usando o seu hábito franciscano, o que “dificilmente me seria permitido se eu fosse bispo”.

Em outubro, quando o Papa o anunciou entre os futuros novos cardeais, o frei Raniero declarou, segundo o Vatican News:

“O cardinalato será outro modo de estar perto do Papa e apoiá-lo com a oração e a palavra. Vejo a nomeação como um reconhecimento da importância da Palavra de Deus, mais do que da minha própria pessoa, já que o meu serviço à Igreja tem sido e continuará sendo, por desejo expresso do Santo Padre, praticamente só proclamar a Palavra a partir da Casa Pontifícia”.

Por ocasião das nomeações, no mês passado, o Papa Francisco pediu orações pelos novos cardeais:

“Que, confirmando a sua adesão a Cristo, eles me ajudem no meu ministério de bispo de Roma para o bem de todo o povo de Deus”.


NUN

Leia também:
Padre Cantalamessa: “Deus escolheu aquele que é tolo para o mundo”

Fonte: http://pt.aleteia.org/feed/

Voltar

Comunidade Católica - Maria Mater Familiae
(84) 3222-3458 / 3211-8874
mariamater@mariamater.com.br